sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cabo OTG - Adaptação Nokia Ca-157 no Xoom

A partir da versão 3.1 do Honeycomb, adicionou-se o suporte a joysticks, gamepads, teclado externo, mouse, etc. Para utilizar estes dispositivos externos necessita um cabo OTG ou o próprio Bluetooth. Para entender melhor a função do Cabo On-the-Go:
"O padrão USB usa a arquitetura master/slave (mestre/escravo). O USB host age com protocolo mestre e o USB 'Device' como escravo. Apenas o Host pode programar a configuração e a transferência de dados no link. O 'Device' não consegue iniciar transferência de dados, apenas responder as ordens do Host. A arquitetura OTG introduziu o conceito que o 'Device' pode realizar tanto a regra de mestre e de escravo, podendo se um 'Host' (agindo como link mestre) ou um 'Periférico' (agindo como link escravo)."
Por esta razão quando conectamos o cabo USB do Motorola Xoom com adaptadores USB fêmea (para conectarmos  pendrive ou outros "periféricos") não é reconhecido. Este cabo USB faz do Xoom o "escravo" e, como exemplo, o Desktop como "mestre". Neste cabo USB a entrada micro-B possui cinco pinos e a saída USB quatro. No micro-B o quinto pino fica inativo, e caso ativo, definiria a função Host. Existem alguns videos que demonstram como "unir" este pino não utilizado na entrada micro-B e tornar o cabo em  OTG (Host). Segui um destes, perdi dinheiro e tempo.
Como no Brasil não existe um cabo OTG específico para o Motorola Xoom, pesquisei e encontrei o cabo OTG da Nokia modelo Ca-157. Comprei e verifiquei que a entrada era Micro-A, e deveria ser micro-B para servir no Motorola Xoom. Encontrei um vídeo no Youtube, demonstrando como fazer a adaptação. Tentei e funcionou perfeitamente em todos os "periféricos" testados.
Segue vídeo com a adaptação e com a utilização no Motorola Xoom:

   

20 comentários:

  1. Cara, bleza?
    Fiz os procedimentos, porém o Xoom não reconhece nada que coloco no USB. To com a versão 3.2 americana. Alguma ideia do que pode ter ocorrido?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Sim, depende do que vc está testando. O mais básico para verificar se o cabo OTG está funcionando é colocar um mouse, se caso aparecer a setrinha, o Xoom reconheceu o cabo OTG. Lembrando que o cabo USB do Motorola Xoom não é cabo OTG, mesmo colocando aqueles "adaptadores fêmeas". Finalmente, para utilizar Joysticks, HD Externos, etc., dependerá na grande maioria dos aplicativos de acesso root e kernel (ou não). Diga o que vc está testando e que tipo de cabo OTG utiliza que te respondo como.

    ResponderExcluir
  3. Prezado,

    Veja este cabo:

    http://www.compraspelanet.com.br/ecommerce_site/produto_18139_6600_USB-A-Femea-para-Mini-Adaptador-USB-5-pinos-macho

    Se der para usar como seu exemplo, avise-me: alexjan29@hotmail.com

    Abraço.

    Ale

    ResponderExcluir
  4. Estes modelos vem com certa limitação (os adaptadores), ou seja, somente testando saberá quantos dispositivos funcionarão usando ele. Nos fóruns que participo os cabos otg sempre se sobressaíram sobre os adaptadores. E lembre que não é por possuir cinco pinos que ele será otg, só quer dizer que alguns dispositivos serão reconhecidos por causa do pino de alimentação.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe se a minha pergunta esta fora de contexto mas, estou para comprar um dsipositivo e gostaria de saber a sua opiniao. Me refiro aos teclados bluetooth como anunciados no mercado livre. Qual a sua impressao deles? Sera que conseguimos acentuar como no portugues?

    ResponderExcluir
  6. A meses atrás havia comentários que não funcionava a acentuação. Para ter certeza pergunte ao vendedor. Mas funcionam.

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pelo excelente blog, que tem me ajudado muito a resolver alguns probleminhas que encontrei quando comprei recentemente meu XOOM 3g com Android 3.1. Entretanto, ainda tenho um que não consigo resolver: a leitura de pendrives via USB. Comprei um cabo OTG com entrada micro-B, encaixa-se perfeitamente, reconhece o mouse e tudo mais, como você disse aí no vídeo acima, mas pendrive não reconhece. Li também algumas postagens que você fez mas não entendi direito. Devo instalar algum aplicativo para reconhecimento? Como proceder? Pode me ajudar, por favor ? (acredito que muita gente que comprou o XOOM também possa ter esta dúvida)

    Desde já agradeço !

    Abraços

    Flávio

    ResponderExcluir
  8. Depende da versão do Android que vc estiver utilizando. Se for HC 3.1, ou versões mais atuais, reconhecem alguns dispositivos, e se não me engano, a partir do 3.2 tem a opção em "configurações -> armazenamento" para montar o o pen drive sem ter acesso root. Se caso vc já tem acesso root, o aplicativo "Drive Mount" ou "Usb Mass Storage Watcher" instalam um script para montar através destes o pen drive. Somente uma dica: vai para o Android 4.0 ICS, e reconhecerá automaticamente. Duvidas, pergunte.

    ResponderExcluir
  9. Atualizei recentemente para 3.1, reconhece mouse, por exemplo, mas não pendrive. Tenho que ter acesso root? SE sim, como faço isso, nesta versão? Andei lendo vários post, tutoriais por aí, mas confesso que achei um pouco complexo. O que você poderia me sugerir ?
    Aí vai alguns dados:
    no. do modelo: MZ605
    Versão do Android: 3.1

    Mais uma vez, obrigado pela atenção !

    Flávio

    ResponderExcluir
  10. Tente usar o processo de "root - universal" do blog. Terá que desbloquear o aparelho e instalar o CWM, e enfim... fazer o root. O ICS no Mz605, pode acontecer de ficar sem 3g, e tem que usar a versão para mz601, em outros foruns vi que funcionou perfeitamente. Se precisar, mande e-mail para devandroidxoom@gmail.com, e te auxilio passo a passo.

    ResponderExcluir
  11. Vou tentar, se não conseguir, te mando o e-mail para tentar passo a passo, afinal, uma das principais funções que precisarei é exatamente o uso de HDs externos e pendrives no tablet ...
    Sucesso com o blog e muito obrigado !

    Abraço


    Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, todo programa que inventaram para rotear facilmente, dava brick no xoom. Se quiser teste esse http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1414060. O trabalho é quase o mesmo... mas não tente outro.

      Excluir
    2. Confesso que sempre tive receio de experimentar: sempre me deparei com um monte de propostas enroladas e resultado duvidoso. Tomei coragem, pesquisei e acabei nesse forum. Resultado: foi fácil e deu tudo certo. Hoje tenho meu xoom com ICS 4.0.4, com acesso a tudo. Só preciso agora usá-lo no data-show, mas ainda não encontrei um conversor legal de micro-hdmi para vga. Por ter necessidade da Internet 3g, comprei outro xoom mz605... e não quero perder a garantia com o desbloqueio. Realmente, tá complicado, pois disseram que o xoom HC 3.2 já vinha com acesso a pendrives.... mas o meu e o da maioria dos detentores de xoom 3.2 NÃO TEM ACESSO A PENDRIVES. Tô a espera da chegada do ICS 4.0 (disseram tb que esta versão já conta com pendrives) ou algo que resolva este problema. Agradeço a quem puder me ajudar.

      Excluir
    3. Instale a versão (umts_everest/MZ601) do TeamEos, compatível com 3G... repetindo o que sempre disse nos posts... é quase impossível perder/brickar o Motorola Xoom... existe a possibilidade de voltar o tablet como tivesse saído da fabrica... com a garantia "renovada"... tome coragem novamente e vai ser simples.

      Excluir
  12. Ok ... Valeu pelas dicas ! Me pareceu mesmo muito fácil, ainda bem que não tentei ...

    Vou ler um pouco mais sobre o assunto e tentar instalar pelo que você me passou ... qualquer dúvida eu entro em contato !

    Obrigado !!!


    Flávio

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!
    prezado,
    Acho q minha ansia, segue a dos caros colegas.tenho um motorola xoom e por necessidade de uso de pen drive, como acessorios onde armazeno pesquisas, resovi adquirir, apos pesquisa o cabo da nokia, para fazer o uso.porem, consigo usar o mouse sem fio e ja fiz de tudo e nada de conseguir conectar os pen drivers. Meu xoom esta com a versao 3.2, atualizada recentemente pelo fabricante.o que eu faço pelo amor de Deus, por favor carissimo blogueiro.
    Sds...
    Fhabricio Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro colega, a muito tempo que não estou mais utilizando a versão 3.2, pelo que me lembro somente versões customizadas (não oficiais - Rom) tem a capacidade de "montar" pen drive. Então a dica valiosa: destrave o seu motorola xoom, sem medo, e instale a versão 4.0 (ICS), daí é somente plugar o pen drive e pronto. Siga o tutorial que o blog oferece, não existe risco de pifar ou algo semelhante, a não ser por mau uso que ate garantia não cobre... duvidas sobre como é o processo... pergunte.

      Excluir
  14. Salvo minha pele agora vlw pelo tuto to rindo atoa aki xoom ics clock 1.7 com a manete de xbox kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se eu adaptar um cabo otg no meu xoom 3.2 se consigo usar um teclado comum para digitar. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para funcionar... dependerá apenas do driver do teclado.

      Excluir