segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ubuntu no Motorola Xoom - NotandUbuntu

Recentemente os sistemas operacionais avançam na adaptação de seus recursos para os processadores ARM, usados na maioria dos Tablets do mercado. Pesquisei assuntos sobre o progresso da instalação destes sistemas atualmente em dispositivos avançados, e no fórum XDA, referência no desenvolvimento de recursos adicionais nestes dispositivos, encontrei como proceder a instalação do Ubuntu no Motorola Xoom. 
Existem duas distros: a NotAndBuntu 11.04 Beta5 (Ubuntu Natty Narwhal) e BackTrack 5 ARM. Testei ambas, e recomendo o NotandUbuntu, uma versão modificada com recursos plenos do Ubuntu ARM podendo testar quais programas ou recursos estão funcionando, enquanto a segunda somente possui recursos limitados. Na verdade, existe a terceira opção, instalar a distro do Debian como sistema operacional principal do Tablet. Descartada pelo fato de exigir um backup total do Xoom através do Clockworkmod (usuário root) e sua restauração depois do uso. Futuramente, os desenvolvedores lançarão um sistema multi-boot, ao qual será selecionado qual sistema iniciar, no caso Android ou Ubuntu, lembrando que ambos são sistemas Linux.
Aviso que no próprio WikiUbuntu, que disponibiliza este pacote com Ubuntu ARM, informa que MUITOS recursos estão em desenvolvimento para processadores ARM (em resumo, não funcionam), como o Ubuntu Software Center, sendo então uma versão em desenvolvimento. Pelo menos os recursos que não necessitam de processamento alto funcionaram, mas recursos como Java e Flash Player esqueçam. 
Ponto interessante: o Windows 8 terá suporte a Tablets, porem semelhante a novas tecnologias que surgem no mercado, os programas que rodam em versão x86 ou x64 deverão passar por um remodelamento total para os processadores ARM, isto se desejarem participar deste mercado. Ponto positivo para o sistema Android e IOs, que estão um passo a frente. Dúvidas, comentem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário