sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Benefícios do Root e Riscos no Motorola Xoom

Este post tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas a respeito do Root em dispositivos Motorola Xoom.
Primeiramente gostaria de explicar o que é "Root". O sistema Android tem como base o sistema Linux. Para proteger dados do sistema operacional de usuários que não possuem conhecimento e venham a danificar o dispositivo, os desenvolvedores do sistema Linux permitem que apenas um "super-usuário" modifique arquivos vitais para o perfeito funcionamento do sistema, ou seja, só quem sabe e assume os riscos de seus atos utiliza este privilégio.


Um procedimento semelhante está no Windows 7, quando ao instalar um programa, o sistema solicita privilégios de administrador. Resumindo, é completamente correto bloquear este acesso a pessoas que compram o Motorola Xoom, e caso desejem aperfeiçoar este dispositivo por conta própria, percam a garantia do fabricante. Como exemplo, o acesso Root permite realizar um overlock do processador para 1,7 Mhz, alterando sua voltagem e sobrecarregando o dispositivo (70% acima do normal), consequentemente diminuindo o tempo de vida do aparelho. Esta é a razão de sempre ter a seguinte mensagem no tutorial que ensina como instalar algum recurso com acesso root : "Realize por sua própria conta e risco, não me responsabilizo por defeitos (bricks) que venham a acontecer. Não reclame!".

Vamos supor que você seja um desenvolvedor e saiba o que irá fazer, consequentemente o acesso a super-user ("root") será essencial/primordial para adicionar recursos no dispositivo. Que recursos e benefícios seriam estes? Segue uma lista:

-Overclocking (fazer o CPU funcionar mais rápido)
-Temas (mudar a aparência do sistema operacional)
-Roms (carregar sistemas operacionais customizados)
-Nandroids (realizar um backup intero do seu Xoom exatamente como esta)
-Backup de Aplicativos e Data (podendo restaurar eles em qualquer hora, sem acesso root você perde aplicativos pagos,etc.)
-Acesso a aplicativos especiais que exigem acesso "root". Um exemplo é o aplicativo "Mount Drive" que permite correr um script para visualizar HD externos, uma funcionalidade que o sistema Android não possui ainda.

Outro ponto, o que seria este "Brick"? Existem dois tipos de bricks, o 'hardware brick' que provoca defeitos no hardware deixando o dispositivo completamente inutilizável (se levar na assistência técnica lembre-se que sem garantia o custo do conserto será alto) e o 'soft-brick' que é um defeito no sistema operacional não permitindo o funcionamento deste no dispositivo. No caso do Motorola Xoom, ao tentar adicionar o acesso "root" e o desbloqueamento (unlock), 99,99% dos bricks são 'soft-brick' ocasionados pelos usuários que não seguem os procedimentos corretamente, pulam etapas, etc. No meu caso isto já ocorreu uma vez, ao tentar desbloquear o sistema Android 3.1 em português com um procedimento para uma versão americana, e claro que ocorreu um 'soft-brick' (o que desconfiava que iria acontecer, ficando o boot apenas no logo inicial do Motorola). Para consertar reinstalei o sistema operacional completamente e tudo voltou ao normal.
Resumindo, não fique com medo de realizar um root no seu Motorola Xoom. Ao realizar os procedimentos, não será nada semelhante ao desbloqueamento em dispositivos encapetados, que na simples tentativa de "desbloquear" ocorre o hardware brick, como no caso do PSP que tenho aqui em casa, que tem um chip na placa que inutiliza o hardware totalmente, verdadeiramente deixando um "tijolo/brick" para sempre.
Para finalizar algumas dicas:
- Não instale tudo que você encontra na internet, somente siga o procedimento se a fonte (site) for confiável e o desenvolvedor ser reconhecido em outros projetos.
- O medo é essencial, espere que os "aventureiros" e/ou aqueles que sabem (dignos do título super-user) saiam na frente no teste destes recursos adicionais. Aguarde alguns dias, pois a maioria destes recursos não estão completos, e depois decida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário