quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Root Motorola Xoom - Universal (todos os modelos)

Não postei nada até o momento sobre Root por não ser um processo tão fácil de se realizar, em que pessoas inexperientes poderiam cometer erros involuntários e ficar realizando perguntas como "meu Xoom fica na tela de boot e não sai dela", "o root não funcionou", "seu $%&*, meu Xoom não funciona", etc. Tinha certeza que em algum momento um desenvolvedor iria criar uma maneira simples e segura de realizar este processo, e isto aconteceu.


Este tutorial tem como base o processo de "Root" do Motorola Xoom postado no forum xda (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1242241) pelo Solarnz, desenvolvedor de varios "hack's" para o dispositivo, mantendo os créditos.

Universal Xoom Root

Tudo bem galera, este método funcionará em qualquer Xoom em qualquer versão ou atualização - incluindo futuras atualizações!!!

Requisitos mínimos:
adb & fastboot configurados e um cartão sdcard externo no Xoom.

1. Configurando o adb & fastboot 

a) Instale o mais recente aplicativo do Motorola USB drivers, cujo arquivo se encontra neste link: http://www.motorola.com/Support/US-E...arging-Drivers. Depois de instalado os drivers de seu Xoom serão reconhecido pelo computador.

Na dúvida de como configurar o Adb e Fastboot acesse os seguintes tutoriais:

Tutorial 1 - Instalando Android SDK
Tutorial 2 - Configurando o Adb e Fastboot
2. Download do arquivo "rooting-update.zip".

Download o arquivo zipado aqui, e coloque este arquivo no cartão SDcard externo - Sem este acessório nem prossiga.

3. Flashing recovery

Neste passo você substituirá a imagem do modo de recuperação de seu Motorola Xoom por uma customizada.

a) Download esta imagem, e renomeie como Recovery.img, salvando na pasta "Platform-tools" no diretório do Android SDK.
b) Se o seu dispositivo não está "destravado", agora você deve desbloqueá-lo.

Destravando seu Motorola Xoom - Unlock
c) Flash recovery.

Acesse o Abd clicando com o "Botão Direito do mouse + Shift pressionado" sobre a pasta "platform-tools" e em "Abrir janela de comando aqui". Para verificar se o Motorola Xoom está sendo reconhecido pelo o cabo Usb digitando "adb devices", caso apareça um numero serial após a linha - List of devices attached - então seu dispositivo foi reconhecido. Na janela do Adb digite os seguintes comandos:

1.1) adb reboot bootloader (seu Xoom irá reiniciar)
1.2) fastboot flash recovery recovery.img

Importantíssimo:

Aparecendo a mensagem que no seu dispositivo a mensagem "Done!", reinicie seu Xoom pressionando os botões fisicos "Volume up + Power".

Espere 3 segundos depois de aparecer o logo da Motorola, aperte o botão de "Volume Down". Você agora verá a mensagem no canto superior esquerdo: "Android Recovery". Pressione "Volume Up" para entrar novamente no Recovery, senão o sistema substituirá a imagem do recovery pela original e este passo 3.3 deverá ser repetido.

4. Flash do arquivo Xoom-Universal-Root.zip

Se conseguiu entrar no "Clockwork mod recovery", continue, caso contrário repita o passo 3 novamente.

Utilizando os botões "Volume UP" e "Volume Down" como direcionadores "cima" e "baixo" (respectivamente) e o botão "Power" como "select" vá para "install zip from sdcard", depois "Choose zip from sdcard", e então selecione o arquivo "Xoom-Universal-Root.zip" que você baixou (aparecerá uma ultima tela aonde selecionará "Yes - install ... .zip").

Reinicie seu dispositivo selecionando "++ Go Back ++" até chegar a tela inicial e por ultimo "Reboot system now"!.

Seja bem vindo a festa!!!

Downloads
Universal Xoom root - version 1.0

Segue vídeo com demonstração do processo:



54 comentários:

  1. Boa noite, pelo que entendi este tutorial é para mudar a imagem para poder conectar o hd, teclado e etc é isto? Não há atualização do software. Vou tentar e entro em contato.

    ResponderExcluir
  2. Sim, o acesso a root pode lhe proporcionar aplicativos ou recursos extras... te aconselharia experimentar todos os recursos disponíveis do Motorola Xoom no momento realizar os seguintes passos:
    - Trocar a sistema de seu android para U.S. Internacional e atualizar para a versão 3.2 (tem suporte a português-br);
    - Realizar o Root; e
    - Instalar um "Rom" da equipe Tiamat, sendo a última versão 2.2.1 Moray, muitíssimo boa.
    Os dois primeiros estão postados aqui no blog e a instalação do rom até o final da noite.

    ResponderExcluir
  3. Então eu tenho que desbloquear o aparelho, fazer o root e atualizar, mas a troca da rom para tiamat pode ser feita depois desses procedimentos?

    ResponderExcluir
  4. O root somente se faz quando você escolhe em qual versão do Android deseja ficar, para verificar quais os kernels e roms existem para esta versão. Resumindo, estes são os passos que devem ser tomados:
    1) Escolha da versão do Android
    2) Instalação do CWM Recovery e root (ou a ordem inversa)
    3) Instalação do Rom (caso queira)
    4) Instalação do Kernel (necessita CWM Recovery/Root e pode ser feita sem um ROM)

    ResponderExcluir
  5. Segui tudo o que segue ai, o problema foi na hora dos comandos, mais precisamente no fast boot recovery, eu digito o comando e no xoom aparece a seguinte mensagem:"Device still locked. Device must be unlocked first. Failed to process command error (0x8)". Pode me ajudar? O que eu fiz de errado

    ResponderExcluir
  6. Siga o tutorial "Destravando seu Motorola Xoom - Unlock", e depois tenha certeza de que digite todos os comandos letra por letra.

    ResponderExcluir
  7. Quando baixei os arquivos SDK os arquivos adb e fastboot ficaram com tamanho diferente dos apresentados no video tutorial, seria algum problema???

    ResponderExcluir
  8. O video fora postado a um tempo atrás... SDK foi atualizado... não se preocupe com o tamanho dos arquivos... se funcionar... estará correto.

    ResponderExcluir
  9. segui o tutorial tudo serto mas quando chega na parte fastboot reccovery ele n vai da erro aparece o seguinto o comando msm
    erro: cannot load recovery.img
    o q significa eu fiz algo errado. ajuda plz

    ResponderExcluir
  10. Vamos para a pergunta basica: qual é o modelo de seu xoom?
    digitou corretamente? Muitas vezes esqueci-me do "flash" ao digitar o comando e aparecia algo semenlhante... Aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  11. xoom wifi 3g 3.1 honeycomb. digitei tudo certo conferi muitas vezes mas msm assim

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. O problema do xoom 2 é q tem o bootloader bloqueado, e para aplicar o root o primeiro passo seria ter ele destravado. Tente procurar pela internet, mas q me lembre ja estavam resolvendo este problema...

      Excluir
  13. Desculpe a pergunta noob... mas depois de fazer esses procedimentos (substituir o modo de recuperação por uma customizada e rootenado) se, futuramente, a motorola disponibilizar alguma atualização do Android (3.3, 4.0, 4.1... o que for), será possível fazer a atualização sem problemas.....?

    Grato...

    ResponderExcluir
  14. Esse tutorial funciona pro xoom 3g brasileiro (mz605) com honeycomb 3.2 original??

    ResponderExcluir
  15. o meu é 0 605 e na atualização aparece a rede claro mas nao conecta, o que será?

    ResponderExcluir
  16. Perguntas basicas: versão Android, possui root, qual Rom utiliza...

    ResponderExcluir
  17. Xoom-Universal-Root.zip onde encontro esse arquivo help-me please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Link atualizado... clicar em " Universal Xoom root - version 1.0".

      Excluir
  18. Muito útil e interessante esse tutorial. Me tira só uma dúvida, por favor. Tenho um Xoom Mz605 que veio com o Android 3.2, mas semana passada foi atualizado para o 4.0.4 (o próprio sistema sugeriu a atualização e eu aceitei). Minha intensão é apenas liberar o Root para que seja possível acessar pendrive pelo USB Otg. Com este procedimento o meu Android será sensivelmente modificado (como versão, linguagem e funcionamento)?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acesso root apenas fará que possa acessar funções que o fabricante desejaria que pessoas com conhecimento do sistema Android poderiam realizar. Porém todo o resto não será afetado. Não existirá uma mensagem dizendo que seu dispositivo é roteado, nenhum funcionamento limitado como por exemplo aplicativos proibindo seu uso por você possuir o root.
      A efeito poderia apenas ocorrer na utilização de uma Rom customizada, o que também não ocorre, pois sempre se deve utilizar Rom`s conhecidas, como no caso do Cyagenmod. A mairia das Rom disponiveis já possui a linguagem em português. Por exemplo, hoje estou com Jelly Bean no Xoom, totalmente em português-br, até me esqueci o que é esperar por um operadora liberar a atualização. Espero ter ajudado.

      Excluir
  19. Será que funcionará no meu MZ616 ( Xoom 2 10'' 3G)? Eu queria fazer o root para poder jogar com joystick. Aproveitando...Alguém sabe como instalo o joystick sem o root?

    []'s

    Ótimo blog, parabéns. Já estou seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Xoom 2 tem metodo de root e instalação diferente do Xoom 1. Procure no google pelo "forum xda root Xoom 2".

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Olá tem alguma implicação em realizar esse procedimento com o motorola xoom na versão android 4.0.4? esse processo instala uma versão diferente do android? Se algo der errado tem como recuperar o sistema. Desde já agradeço e peço desculpa se o que perguntei é algo obvio demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe problemas em aplicar root, ele não altera versão do android e se tiver algum problema, é reversivel (recomendo apenas estar com o bootloader destravado, mas não é necessário). E sinta-se a vontade de perguntar, e se der algo errado darei o suporte necessário.

      Excluir
  22. Eu acho que fiz tudo direitinho, porém não deu certo. Destravei, fiz a instalação, só quando reiniciou a tela de inicialização não ficou como a demonstrada no video, na sua aparece uma animação colorida e no caso do meu ficou a inicialização como a original, no entanto apareceu o icone do superuser instalado, porém mesmo instalando o aplicativo do USB MASS STORAGE, e cabo não consigo realizar a leitura dos dados do pendrive, como reverto o processo, ou você me indica algum outra alternativa para que tenha êxito o processo. desde já agradeço novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu indico duas alternativas:
      1 - Instale o aplicativo "Stick Mount", pois quando conectar aparecerá uma mensagem - de OK
      2 -Instale uma rom do ICS no Xoom, do Team Eos (procure o tutorial no blog)...
      Se precisar coloco um video tutorial, somente me diga em qual versão do Android você está e qual CWM está utilizando.

      Excluir
    2. Fiz todos os procedimentos pelo que foi indicado no tutorial inclusive os arquivos de instalação, o android está com o sistema 4.04, atualizei pelo aparelho no modo de atualização disponível pela própria motorola( Acho que é ICS).
      Tenho um dado novo, instalei um programa para realizar print screen, só que ele não consegue fazer e envia uma mensagem "ERROR ON fb0, Is your phone rooted? "
      Creio que ele não deve está sendo autorizado a realizar a função devido ao programa Superuser não está instalado corretamente, não sei o que acha?
      Valew pelo apoio.

      Excluir
    3. Há um aplicativo chamado Root Checker no google play... instale ele, clique em Verify acess root, se aparecer a tela do superuser perguntando "permitir/negar" e após permitir aparecer uma mensagem em verde no aplicativo como "congratulations"... vc tem acesso root.

      Excluir
  23. Caríssimo, vi um artigo de internet (http://www.dihitt.com.br/barra/resolvido-acesso-root-android-motorola-xoom) que falava do Unlockroot.exe.

    Vc conhece tal programa, pois, segundo o artigo acima ele resolveria o "rooteamento" de forma fácil e simples.

    Eu estou temeroso em fazer o desbloqueio do meu Xoom 1, mas tenho que fazê-lo, pois, deletei acidentalmente uns arquivos e a recuperação passa, necessariamente, por aquele processo de desbloqueio.

    Por favor, ajude-me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço que utilize a seguinte ferramenta para desbloquear e rootear seu Xoom.... o Lord Aiol Tool... no link http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1468298.... é uma ferramenta que fara ambas... ou siga o processo acima, é mais seguro.

      Excluir
  24. Prezado,

    Esse procedimento formata o Xoom?

    Outra coisa, o link dos "drives USB" está com defeito, gostaria de saber se é este: http://developer.motorola.com/tools/usb_drivers/ O qual foi postado em outra dica do site.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Não consigo fazer backup dos meus arquivos. Meu computador não o reconhece como um hdd e isso impossibilita o backup.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para reconhecer deve instalar o moto drivers....qualquer coisa desinstalar o driver que já esta instalado...

      Excluir
  26. ola!!! o meu xoom é o de 10.1 com 3g, e já fiz o root, só que apareceu uma mensagem na tela dele dizendo que saiu a atualizacao para ice creem, tem algum tuto para desfazer o root? se puder alguem me responda por gentileza, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não vai ser o root, mas o recovery que não é o original. Pode tentar, o maximo que vai acontecer é uma imagem do robo do android com uma exclamação, ou terá sucesso com a atualização desfazendo o root (não precisando desfaze-lo). O caminho mais seguro é voltar o sistema original, perdendo todos os dados, com o tutorial "Trocar a região...", mas escolhendo a região modelo do seu xoom original.

      Excluir
  27. Ola, o meu xoom esta na versao 3.2 com a build HTJ85b,
    este root serve pra mim? neste processo eu perco os meus dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... no momento de desbloquear o bootloader... caso já tenha feito isto, então não perderá.

      Excluir
  28. Olá, eu segui todos os passos, prestando bastente atenção, pois não tenho nenhuma experiência nesse tipo de serviço, mas no Passo 3 quando digitei "adb reboot bootloader" não apareceu a mensagem como no seu vídeo do Youtube (*daemon not running. starting it now on port 5037* / *daemon started sucessfully*), o tablet reiniciou e, mesmo assim, eu executei o segundo comando "fastboot flash recovery recovery.img". Logo em seguida apareceu a mensagem "Device still locked. Device must be unlocked first. Failed to process command error (0x8). Obs.: Quando executei o comando "adb devices", apareceu o serial, como indicado no seu tutorial. Fiz as checagens no PC e está tudo sendo reconhecido normalmente. Onde pode estar o erro??? Me ajude!!! Muito obrigado. Em tempo, seu blog é show nota 1K. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Xoom esta bloqueado ainda... clique sobre o "Destravando o Xoom" do tutorial, ira abrir uma nova pagina... siga os passos e depois volte aqui paraseguir o restante. Se negativo, diga o modelo de seu Xoom.

      Excluir
    2. Amigão, funcionou tudo belezinha. Tablet desbloqueado e rooting feito. Valeu pela força e parbéns pelo tutorial super especial, mas eu gostaria de lhe fazer mais uma perguntinha, o meu tablet é o modelo MZ605 wifi 3G, com Android 4.0.4 - Tem como eu fazer uma atualização para o Android mais recente, tipo 4.1 ou 4.2 ???

      Excluir
    3. Ops!!! Na verdade nem tudo funcionou belezinha. Fiz tudo isso para poder conectar meu pendrive no tablet, mas não funcionou. Baixei o aplicativo USB Mass Storage Watcher OTG, mas esse aplicativo não tá funcionando como deveria. Ele reconhece que conectei o pendrive e manda escolher uma das opções que aparecem logo abaixo, mas, na verdade, as opções não aparecem e logo aparece uma mensagem dizendo que o aplicativo parou e tenho que clicar em OK e o aplicativo fecha. Você sabe o que pode ser????

      Excluir
    4. Amigão, com relação ao pendrive, eu já resolvi. Desinstalei o aplicativo que mencionei acima e instalei o SitckMount e funcionou certinho. Mais uma vez obrigado. Mas continuo esperando a resposta sobre o SO Androi 4.1 ou 4.2. Um abração.

      Excluir
    5. A versao 4.1.2 será a ultima versao oficial para Xoom, e pode sim instalar tranquilamente.instale o CWM, tem um tuto aqui no blog, e baixe a ultima versao deste site http://goo.im/devs/teameos/roms/eos3/nightlies/umts_everest/ (124) para o seu modelo e instale o arquivo zip. No caso do 4.2 não espero muito, pois existe uma limitação de partição do sistema e o não suporte oficial da Motorola para o kernel do hardware... mas já instalei uma versão beta e o Xoom esta tranquilo, o unico problema é que o hdmi não funfa.

      Excluir
  29. ai.,..o Download do arquivo "rooting-update.zip esta com o link QUEBRADOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  30. aonde eu acho alguma atualizaçao para Motorola XT390...vlw abraços ..quero muito mudar o android ...

    ResponderExcluir
  31. o arquivo Universal Xoom root - version 1.0 n tem
    me passa o link

    ResponderExcluir
  32. olá tudo bem? eu instalei a atualização do android 4.0.4 no meu mz605 porém a rede wifi que eu compartilho não quer mais funcionar, tem como vc me ajudar por gentileza? obrigado

    ResponderExcluir
  33. Estou usando ainda meu motorola xoom ME mz608........gostaria de saber como faço para atualizá.lo....saiu de linha......parei no 4.01.......é uma pena......é um excelente aparelho.......estou no RJ........tem alguma empresa em Copacabana ou no Centro que faça um root? Que atualize o device? Grata........Wilma

    ResponderExcluir