quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Destravando seu Motorola Xoom - Unlock

Este processo é simplesmente fácil, suportado pelo próprios componentes do Android SDK, ou seja, não é nada de "hacking" mas um processo que o próprio dispositivo do Motorola Xoom lhe oferece (através do comando no Adb "fastboot oem unlock") com algumas restrições como:



1) Anulação da Garantia de seu novo "Xoom", significando que também não será capaz de realizar a atualização para 4G LTE (no caso dos dispositivos com 3G).

2) Formatação de seu Xoom, perdendo os dados e aplicativos, podendo minimizar este problema copiando os dados ao "plugar" o cabo de dados do Motorola Xoom e copiando para o seu PC (não salva aplicativos).

No caso de perda de garantia o processo pode ser revertido realizando uma "formatação de fábrica", neste caso com imagens do sistema fornecido pela própria Motorola e o comando "fastboot oem relock" no adb.
Caso queira voltar no processo siga o seguinte tutorial/post, mas com as imagens do sistema do Brasil ou sua imagem de origem:

Trocar "sua região" para a versão US e atualizar para 3.2


E no caso do 4G LTE, com certeza a equipe de desenvolvedores vai lhe oferecer este serviço mesmo com o dispositivo desbloqueado, e como se tem notado, até antes.

Vamos para os passos do destravamento:

1) Instale o mais recente driver do Motorola Xoom  em Motorola USB drivers.
2) Instale o Android SDK e configure o SDK, seguindo os seguintes tutoriais:

Tutorial 2 - Configurando o Adb e Fastboot


3) Execute o ADB e digite: "adb reboot bootloader"
4) Seu Motorola Xoom reiniciará dizendo: “Starting Fastboot Protocol Support.”
5) Digite no Adb: "fastboot oem unlock"
6) Aparecerá a seguinte tela com o aviso:


7) Se deseja desbloquear aperte o botão "Volume Down" de seu Motorola Xoom para mudar para "Accept".
8) Aperte "Volume Up" para confirmar sua solicitação.

Aguarde alguns minutos e seu Motorola Xoom estará desbloqueado (unlock) e formatado. O próximo passo será aplicar o "root" ou acesso super usuário, que será em outro post.

20 comentários:

  1. Bom dia gostaria de parabenizar pelo tutorial e pela rapidez com que vc está postando, vou aguardar o restante dele. O meu xoom é wi fi e não tem 3g, quando vc postar dá para colocar uma rom especifica para este tipo de aparelho.

    ResponderExcluir
  2. Estarei postando ainda hoje o processo de "root" e a instalação de uma "Rom" e "Kernel" para o Motorola Xoom. No caso de ser Wifi, nem se preocupe, pois o meu é deste modelo, e a maioria dos "kits de desenvolvimento" são baseados no modelo Wifi.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Este how to server para MZ605 Honeycomb 3.2 com 3G ?
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Cara, só não entendi uma coisa.
    O unlock já não é rooter o xoom ?
    ou são coisas diferentes?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O root pode ser conseguido sem o unlock... como no caso do Xoom 2. Algumas coisas que não dá para fazer sem o unlock é instalar roms customizadas, "implementar" funções no sistema operacional, etc.

      Excluir
  5. Boa noite! Você poderia me tirar uma dúvida?
    A"formatação de fábrica" à qual você se refere é a mesma cujo procedimento é disponibilizado no site da Motorola? Apenas fazendo aquele procedimento que eles chamam de redefinir a configuração original voltaria a bloquear o aparelho e, por consequência, devolver a garantia?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O procedimento é a que a Motorola disponibilizou para as empresas de desenvolvimento de aplicativos e seus consumidores tambem. Porem o bloqueio tem que ser realizado através do fastboot com o comando " fastboot oem lock" que bloqueia e devolve a garantia ao aparelho. Apenas substituindo o sistema pelo original, não.

      Excluir
  6. Ola meu amigo,este procedimento apaga todos meuus DADOS e APLICATIVOS no xoom instalado??? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... como o xoom fosse criptografado e tivesse que tirar este bloqueio.

      Excluir
  7. tenho um xoom 1 com android 4.0.4 sera que funciona?

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde, galera! Estou tendo problemas na execução do fastboot. Quando executo o comando "adb reboot bootloader" meu xoom2 entra mo no Fastboot(flash failure) dando a mensagem Device is LOCKED. Status code:0
    Poderiam me ajudara a solucionar?
    Obrigado

    Toledo

    ResponderExcluir
  9. Use configuração de fábrica,quando volto apareceu bloqueado ,li as condições do fabricante e aperte concluído depois o botao concordo e não desbloqueia. Meu email é gustcabral.gc1@gmail.com,
    antecipadamente agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Use configuração de fábrica,quando volto apareceu bloqueado ,li as condições do fabricante e aperte concluído depois o botao concordo e não desbloqueia. Meu email é gustcabral.gc1@gmail.com,
    antecipadamente agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Olá, fui ligar o meu Motorola Xoom normalmente e então aparece somente o símbolo da Motorola e em cima escrito: "starting fastboot protocol support" OQUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  12. Olá,tenho um tablet Xoom Mz608 32,comprei na loja com nota fiscal.Após voltar da ass.téc.(reparo no conector usb),ele apresentava problemas,como,vontades próprias,ele executava aplicativos um após o outro.Agora ele liga,mais só fica com o logo da Moto,até descarregar a bateria.Preciso de ajuda,vcs tem suporte téc.para que eu possa estar enviando. Desde já agradecido

    ResponderExcluir
  13. Segui seu tutorial e quando rodo o comando ocorre o seguinte erro:
    C:\Android\android-sdk\platform-tools>fastboot oem unlock
    < waiting for device >
    ...
    (bootloader) fastboot oem unlock disabled!

    FAILED (remote: )
    finished. total time: 0.012s
    como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm to com mesmo erro! 2021 alguem conseguiu???

      "(bootloader) fastboot oem unlock disabled!"

      Excluir
  14. C:\Android\android-sdk\platform-tools>adb reboot-bootloader
    error: device not found
    error: device not found

    ResponderExcluir