sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Benefícios do Root e Riscos no Motorola Xoom

Este post tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas a respeito do Root em dispositivos Motorola Xoom.
Primeiramente gostaria de explicar o que é "Root". O sistema Android tem como base o sistema Linux. Para proteger dados do sistema operacional de usuários que não possuem conhecimento e venham a danificar o dispositivo, os desenvolvedores do sistema Linux permitem que apenas um "super-usuário" modifique arquivos vitais para o perfeito funcionamento do sistema, ou seja, só quem sabe e assume os riscos de seus atos utiliza este privilégio.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

HDD Externo no Motorola Xoom

A capacidade de armazenamento é o que mais chama atenção ao utilizar recursos gráficos com frequência. O Motorola Xoom possui recursos que demandam capacidade de armazenamento. Como exemplo a alta definição suportada pelo dispositivo nos videos (720p), deixando os filmes encontrados no formato avi (+/- 700mb a 1.4GB) com definição satisfatória. Quando se procura filmes com qualidade boa, requer no mínimo 2GB. E outro ponto: o que adianta ter uma saída HDMI sem videos nesta qualidade? Para jogar jogos em qualidade HD será requerido entre 300Mb a 600Mb.

Cabo OTG - Adaptação Nokia Ca-157 no Xoom

A partir da versão 3.1 do Honeycomb, adicionou-se o suporte a joysticks, gamepads, teclado externo, mouse, etc. Para utilizar estes dispositivos externos necessita um cabo OTG ou o próprio Bluetooth. Para entender melhor a função do Cabo On-the-Go:
"O padrão USB usa a arquitetura master/slave (mestre/escravo). O USB host age com protocolo mestre e o USB 'Device' como escravo. Apenas o Host pode programar a configuração e a transferência de dados no link. O 'Device' não consegue iniciar transferência de dados, apenas responder as ordens do Host. A arquitetura OTG introduziu o conceito que o 'Device' pode realizar tanto a regra de mestre e de escravo, podendo se um 'Host' (agindo como link mestre) ou um 'Periférico' (agindo como link escravo)."

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Trocar "sua região" para a versão US e atualizar para 3.2

Este procedimento e arquivos foram concedidos pela Motorola para os desenvolvedores de aplicativos, não sendo "guambiarra" ou "hack", e notem, SOMENTE PARA XOOM WI-FI.

IMPORTANTE

ESTE PROCEDIMENTO É APENAS PARA OS MODELOS WIFI MZ604. NÃO TENTE EM MODELOS 3G (RISCO DE VOCÊ TER UM XOOM TOTALMENTE INUTILIZÁVEL). COMPATIVEL TAMBEM COM OS "BUILD'S" LISTADOS ABAIXO. LEMBRE-SE QUE VOCÊ TEM SIDO AVISADO.

Ubuntu no Motorola Xoom - NotandUbuntu

Recentemente os sistemas operacionais avançam na adaptação de seus recursos para os processadores ARM, usados na maioria dos Tablets do mercado. Pesquisei assuntos sobre o progresso da instalação destes sistemas atualmente em dispositivos avançados, e no fórum XDA, referência no desenvolvimento de recursos adicionais nestes dispositivos, encontrei como proceder a instalação do Ubuntu no Motorola Xoom. 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Atualização Android 3.1 BR - Motorola Xoom

Chegou a atualização da versão 3.1 para Motorola Xoom com região do Brasil (eba!). Estava na versão 3.2 US, e decidi voltar para a versão de stock (fabrica), e para minha surpresa ocorreu o aviso da disponibilidade de nova versão. Na reinicialização o logo da Motorola estava bem mais definido, e a animação diferente do tradicional. O acesso ao cartão MicroSd está disponivel como "Sdcard-ext", diferente de outras versões 3.1 (acessado através do File Manager HD).


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cityville no Motorola Xoom

A principal dúvida para adquirir um tablet, especialmente o Motorola Xoom, é concernente ao potencial de acesso a recursos equiparavéis ao navegador utilizado em notebook ou desktop. Pela experiência, posso dizer que "ainda" existe muito avanço a ser realizado, concernente ao ponto da não adaptação ou otimização dos sites a tecnologia existente nos tablets. Dias atrás li uma notícia que descrevia muitas reclamações referente a este recurso no Motorola Xoom. Utilizo muitos recursos, ou melhor, navego demasiadamente utilizando o Xoom, a ponto de completamente abandonar a utilização do desktop ou notebook, exceto quando o site é "arcaico" ou "ruim".
Sobre o Cityville, deve haver paciência ao utilizá-lo. Mas, no vídeo abaixo, notará que a jogabilidade é satisfatória. Espero que algum desenvolvedor adapte o aplicativo do Cityville para tablets que utilizam o sistema Android (via Android Market). Dúvidas, poste um comentário.