sexta-feira, 19 de agosto de 2011

HDD Externo no Motorola Xoom

A capacidade de armazenamento é o que mais chama atenção ao utilizar recursos gráficos com frequência. O Motorola Xoom possui recursos que demandam capacidade de armazenamento. Como exemplo a alta definição suportada pelo dispositivo nos videos (720p), deixando os filmes encontrados no formato avi (+/- 700mb a 1.4GB) com definição satisfatória. Quando se procura filmes com qualidade boa, requer no mínimo 2GB. E outro ponto: o que adianta ter uma saída HDMI sem videos nesta qualidade? Para jogar jogos em qualidade HD será requerido entre 300Mb a 600Mb.
Quando procurava qual Tablet comprar, pensava em algo que conseguisse substituir o meu Desktop e Laptop. Então o suporte a dispositivos externos de armazenamento foi o "xeque-mate" para a escolha do Motorola Xoom. Utilizo diariamente o Motorola Xoom para fazer download de músicas, videos de alta qualidade (mkv), videos do Youtube em HD pelo TubeMate, baixar torrent's de arquivos, jogar jogos com suporte ao processador Tegra 2, etc.
A pergunta é: qual é a capacidade de armazenamento no Motorola Xoom? No meu ponto de vista a resposta seria: "ilimitada". Sem o auxilio da rede sem fio tenho a capacidade de 564 GB, que seriam:
- 32 Gb de memoria interna;
- 32 Gb do cartão MicroSD (a partir do Android 3.1); e
- 500 Gb do HDD Externo da Samsung S2.
Acrescento que no tópico do fórum XDA (veja final do post) conseguiram acrescentar um HDD externo de 2TB pelo cabo OTG, esta capacidade que atualmente é extremamente alta para armazenamento externo.
Infelizmente a versão 3.1 e 3.2 do Android não tem suporte a HDD Externo, algo que num futuro bem próximo será adicionado. Para conseguir usar este HDD Externo necessita estar com o Motorola Xoom roteado. O "root" permite que desenvolvedores adicionem complementos ao sistema Android e antes destes recursos sairem no sistema oficial.
No vídeo abaixo demonstrarei como utilizar HDD externo no Motorola Xoom, e caso queira seguir os passos precisará:
- Motorola Xoom com acesso "root"
- ROM do Android 3.2 modificado (Tiamat 2.1 Hammerhead)
- Aplicativo "Drive Mount" encontrado no Android Market (requer acesso root).
- HDD externo (neste modelo da Samsung não necessita de alimentação externa).

Duvidas comentem e para maiores informações segue os links:

Segue o vídeo:


19 comentários:

  1. Bom dia achei seu video muito legal mesmo. Tenho um xoom já com android 3.1 (não fui eu que atualizei), gostaria de saber como eu posso fazer para utilizar o hdd e outro acessorios como eu já vi pessoas utilizando na net.Sou leigo no assunto, onde eu posso compra o cabo otg como o do video. Se possível tem com vc fazer um passa a passo.E-mail charlesbp_cardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Charles, como fora dito no post, será necessário ter um Motorola Xoom desbloqueado (unlock) para ter acesso "root" para "montar" o HDD Externo, estarei postando nestes dois próximos dias como realizar estes passos. O cabo OTG que eu uso é um adaptado da Nokia CA-157 como no seguinte post: http://androidxoom.blogspot.com/2011/08/cabo-otg-adaptacao-nokia-ca-157-no-xoom.html
    No mercado livre existem dois compatíveis e outros milhares de adaptadores, segue algumas sugestões:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200978195-cabo-usb-host-otg-tablet-xoom-galaxy-s2-i9100-frete-gratis-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201324417-cabo-adaptador-usb-on-the-go-original-nokia-ca157-otg-n8-e6-_JM.
    Estarei modificando o post como um passo a passo.

    ResponderExcluir
  3. Legal estarei aguardando o passo a passo e vou comprar o cabo. No tutorial dá para vc colocar os links para facilitar?

    ResponderExcluir
  4. Amigo to quase comprando o xoom2 com o 2 da pra ligar hd também ? tipo se desbloquear ja vou ter acesso para montar um hd, o esplorador deve vir nos dois neh, se poder me ajudar fico muito agradecido. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... leia este post no xda ... http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1535829 ... aonde fala que dá mas com raros bugs... normal até no "Xoom 1".

      Excluir
  5. Cara, sinceramente? Esse seu blog é o melhor a respeito de xoom sem dúvida! Acredito que não pela quantidade de informações, e sim pela qualidade delas. A grande maioria dos post sempre acompanhados de videos para nós leigos no assunto não tenhamos qualquer duvida de como executar os tutorias. Muito Obrigado por toda essas informações e...PARABENS!!! =)

    ResponderExcluir
  6. A atualização do Xoom para 4.0 (pela Motorola) não faria com que HDDs externos fossem reconhecidos? O meu Xoom não reconheceu nada! Ajudem-me!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não temos o reconhecimento de hd externo direto pelo sistema operacional do android, está em desenvolvimento, apenas utilizando aplicativos com acesso root isso é capaz.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho um xoom 2 ME, android 4.0.4, com acesso root, e não consigo fazer com ele reconheça um pendrive ou HD externo. Parece que o tablet não está fornecendo energia, pois os dispositivos seguer sinalizam com luz quando conecto. Além de ter acsso root preciso fazr mais alguma coisa? Ou será problema do cabo OTG? Peço que me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente os seguintes aplicativos:
      1) Stick mount (com certeza vai funcinar neste)
      2) Drive mount (anda meio desatualizado)
      Lembrando que adaptadores e não o propriamente cabo otg são o problemas. A luz pode ser pelo simples fato do sistema não habilitar o fornecimento, raro mas acontece.

      Excluir
    2. Passo pelo memos problema do g. Lindner. Baixei todos os programas e mesmo assim não consigo. Há algum modo de obrigar o tablet a enviar energia pro hd?

      Excluir
  9. Olá Colega Boa tarde! Estou tentando conectar meu HD externo ao Meu Tablet, mas vi em seu vídeo que é preciso alguns aplicativos. Eu não estou conseguindo baixar os aplicativos porque meu aparelho não é compatível o que eu faço? o modelo do meu aparelho é MOTOROLA XOOM 2 modelo(Mz607) você pode me ajudar? vou fica no aguardo de sua resposta enciosamente.

    por Favor mande a resposta para este e-mail ----> rossiedson_nobre@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dispositivo precisa de acesso root, pesquise no google sobre como fazer isto no Xoom 2, poderia até passar alguns links, porem como sou proprietario do primeiro modelo... não garanto.

      Excluir
  10. jÁ BAIXEI 3 drive mount, mas não deu certo o que faço?


    1 - Assim que conecta o HD externo ele acende a luz? o meu não acendeu, será por causa do cabo?
    eu estou usando um adaptador femea, tem problema?

    ResponderExcluir
  11. Tenho um Motorola Xoom MZ 605 , como posso rotear e usar um pen drive ou HD externo?

    ResponderExcluir
  12. Precisa desbloquear o bootloader, fazer root, ter um cabo Otg e o aplicativo Stick Mount.

    ResponderExcluir
  13. Olá boa tarde! comprei um cabo OTG e conectei um pen driw e deu certo, mas quando fui conecta o HD externo sansung de 500G
    a LUZ não acendeu. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  14. Este processo serve para o Xoom mz605 que foi atualizado oficialmente para o android 4.0?

    ResponderExcluir
  15. alguem tem o driver do motorola xoom mz605 Motorola_Xoom_MZ605_RETLA_HUBHC_U5.H.6.5-18.5_SIGNED_UCAHUBU01SPLA_P028_A005_M004_RSD_(by_motostockrom.com).zip, por favor me ajudem

    ResponderExcluir